o¤°`°¤o,¸¸¸,o¤° °¤o,¸¸¸,o¤°`°¤o Um blog para jovens, desde 2007

20
Jan 09

Barack Obama é Presidente dos EUA

2009-01-20 17:05:00

 

Economia, energia, defesa nacional: pontos chave do discurso de tomada de posse de Barack Obama. Mas foi a esperança, mais uma vez, o mote dominante nas palavras do 44º Presidente dos Estados Unidos da América. Obama quer voltar a pôr os EUA a liderar o mundo sem vergonha do que fizeram no passado.


No discurso de tomada de posse, Obama focou os pontos essenciais da sua campanha e apontou todos os problemas a ultrapassar: « A nossa nação está em guerra (...), a nossa economia enfraquecida (...) empregos perdidos (...) a forma como utilizamos a nossa energia dá força aos nossos adversários».

Depois de apontadas as adversidades, Obama voltou a utilizar o mote de esperança: «Continuamos a ser a nação mais poderosa e mais próspera da terra».

Obama garante que ele e os EUA vão, juntos, conseguir resolver os desafios, salientando que ao escolhê-lo como Presidente os americamos optaram «pela esperança em vez do medo». O presidente assumiu a liderança do país enfrentando «desafios que são reais» e que «não serão vencidos no curto prazo (...) mas serão vencidos».

Numa cerimónia que chegou a estar em risco devido a uma ameça de atentado, Obama falou de questões de defesa nacional e rejeitou como falsa a escolha entre segurança dos EUA e os seus ideais. «Todos os outros povos do mundo, desde o país mais grandioso até à aldeia onde o meu pai nasceu, têm que saber que os EUA são amigos e que estamos prontos a liderar mais uma vez».

Obama apelou ao retorno a verdades como a «honestidade, a lealdade, o patriotismo, o trabalho árduo», valores que para o Presidente dos EUA são antigos, verdadeiros e necessários numa era de novas responsabilidade. «Lealdade e patriotismo tem sido a base do progresso da nossa história», afirmou.

O 44º presidente dos Estados Unidos disse hoje ao mundo que a América está de novo «pronta a dirigir» e propôs ao mundo muçulmano «uma nova aproximação, fundada nos interesses e respeito mútuos». Barack Obama, 47 anos, anunciou também que os Estados Unidos vão «deixar o Iraque ao seu povo de forma responsável e forjar uma paz duramente conquistada no Afeganistão».


Barack Obama prestou juramento no Capitólio, em Washington, perante dois milhões de pessoas e tornou-se o 44º Presidente dos EUA. O primeiro presidente negro norte-americano jurou sobre a mesma Bíblia que Abraham Lincoln utilizou em 1861 quando assumiu a presidência após a guerra da Secessão.

Na altura o novo líder dos EUA firmou: «Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de Presidente dos Estados Unidos e, com todos os meios ao meu alcance, salvaguardar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos».

Antes, tinha sido a vez de Joe Biden assumir o cargo de vice-presidente.

Frases-chave do discurso do presidente Barack Obama:

"Os americanos escolheram a esperança em vez do medo".

"A nossa nação está em guerra contra uma rede de violência e ódio".

"Os nossos desafios são reais, mas nós vamos superá-los".

"A nossa economia enfraqueceu por causa da avareza e da irresponsabilidade".

"Começaremos uma retirada responsável do Iraque".

"Proporemos aos muçulmanos um novo enfoque".

"Derrotaremos os extremistas".

"Os EUA lutarão contra o fantasma do aquecimento global".

 

 

 

 


Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
16
17

18
19
23
24

25
26
27
28
30
31


Link Maker
Image Hosted by ImageShack.us
Contador (Nº De Pessoas que nos Visitaram)
Contador de visitas
Windows 7 Download Windows 7
Pessoas online
Sondagem (responde por favor)
O que achas do blog agora modificado?
Melhor
Na mesma
Pior
Nem por isso
  
pollcode.com free polls
Formato do teu pc
Cidade FM
Queres saber mais sobre os autores?
Pesquisa por algum post!
 
links
Participa
A janela que aparece é a minha escola
blogs SAPO